domingo, 26 de julho de 2009

" SEX PISTOLS "


O Sex Pistols sempre foi conhecido por suas letras anarquistas e posições revolucionárias dentro da música. Mas eles não tiveram muita, digamos, "atitude", no início do grupo. Isso porque a banda foi anteriormente idealizada por um empresário, antes de existir de fato.

O homem em questão é Malcom McLaren, um pequeno empresário londrino, que possuia uma loja de roupas e acessórios de couro, no início da década de 70, chamada Sex. A loja era freqüentada por alguns músicos e moderninhos, inclusive pela banda americana New York Dolls.

McLaren se impressionou com o estilo e a aparência do pessoal do Dolls e tornou-se empresário deles. Essa parceria não deu muito certo, visto que a banda já estava em decadência nos EUA. McLaren abandona o grupo e retorna a Londres com uma nova idéia: Montar uma banda seguindo os padrões que havia conhecido em terras americanas, ou seja, mais atitude e menos técnica.

Com esse novo projeto em mente, o empresário começa a selecionar os integrantes, que eram nada menos que os próprios clientes da Sex: Glenn Matlock - baixo, Steve Jones- guitarra, Paul Cook- bateria e John Lydon (posteriormente Johnny Rotten) - vocal.

Apesar de os primeiros shows não terem sido nada animadores, o estilo proposto pelo Sex Pistols estava lançado e não demoraria muito para aparecerem os seguidores.

Em 1976, lançam o primeiro single pela gravadora EMI, "Anarchy In The Uk" e o objetivo inicial de McLaren estava se concretizando. As letras expressavam a insatisfação com o império britânico e seus valores ultrapassados, e a banda torna-se símbolo de revolta e anarquia.

Um outro episódio curioso ajudou a divulgar o nome Sex Pistols: Durante um programa de TV inglês, o apresentador desafiou Johnny Rotten a dizer algo agressivo, já que eles eram tão anarquistas. O vocalista mandou um "Fuck you" diante de todo o país, fato inconcebível para a época. Resultado: As vendas de "Anarchy in the Uk" dispararam e a EMI, com medo da repercussão negativa do fato, demitiu a banda.

O ano de 1977 foi o decisivo: Matlock foi tirado do grupo por causa das brigas constantes com Rotten e das diferenças políticas com o resto da banda, Sid Vicious passa a ser o novo baixista e eles assinam com a gravadora A&M. Lançam o single "God Save The Queen", em "homenagem" à Rainha da Inglaterra, e as vendas crescem cada vez mais.

Mesmo assim, também foram demitidos da A&M, pelos mesmos motivos da EMI, ou seja, o medo de vincular o nome da gravadora ao de uma banda tão contraditória. São prontamente contratados pela Virgin e, ainda em 1977, lançam o primeiro e único álbum "Never Mind The Bollocks, Here's The Sex Pistols".

Segue-se uma problemática turnê de 14 dias pelos EUA. Sid Vicious mal conseguia ficar em pé, devido aos problemas com álcool e drogas, Steve Jones e Paul Cook estavam envolvidos em brigas frequentes, e dizem a Rotten que querem acabar com a banda. O empresário Malcolm McLaren também estava pensando o mesmo. O Sex Pistols se separa e volta à Inglaterra.

O baixista ainda gravou algumas canções com Cook e Jones, como a versão de "My Way" e "Belsen Was A Gas", incluídas no filme e disco The Great Rock N'Roll Swindle. Em 1978 Sid Vicious seria preso pelo assassinato da namorada (romance retratado no filme Sid & Nancy), morta a facadas em um quarto de hotel em New York. Após ter sua fiança paga pela gravadora, Sid morreu de uma overdose de heroína durante a festa de comemoração à sua libertação na casa de sua mãe.

A gravadora lançou então o disco "The Great Rock N'Roll Swindle", juntamente com o filme de mesmo nome. John Lydon seguiu carreira solo, com o seu Public Image Ltd (PIL). Em 1996, com a explosão das bandas pop/punk, como Green Day e Offspring, o Sex Pistols se reuniu novamente, aproveitando ainda para comemorar o aniversário de 20 anos do grupo. O baixista original Glenn Matlock foi convocado e banda realizou uma turnê internacional, tocando inclusive no Brasil e lançando o álbum "Filthy Lucre Live" no mês seguinte.

Em 2003, o vocalista Johnny Rotten anunciou que o grupo fará novos shows pelos Estados Unidos, mas para a infelicidade dos fãs, também disse que os Sex Pistols nunca mais gravarão outro disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário