sábado, 25 de julho de 2009

" ABBA "


O ABBA foi um grupo sueco de pop formado por volta de 1970-1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também chamada Frida). Foi o grupo musical de maior sucesso
mundial em sua época, dominando as principais paradas ao redor do globo entre a metade da década de 1970 e o início dos anos
1980. Em Abril de 1999, na abertura do musical “Mamma mia!” em Londres, os ABBA foi mostrado como tendo aproximadamente
360 milhões de álbuns vendidos no mundo inteiro, segundo a Polar Music e Universal Records. “Mamma mia!” já foi visto por mais de
35 milhões de espectadores em todo o mundo (actualmente encontra-se em exibição permanente em mais de dez cidades, entre
elas Las Vegas, Tóquio, Hamburgo, Londres, Dublin, Nova Iorque, Toronto e Seul). Ele é actualmente o espetáculo musical mais
visto em todo o mundo, tendo ultrapassado o número de espectadores de qualquer musical de Andrew Lloyd Webber (como o Cats).

Só em Londres já foi visto por mais de quatro milhões de espectadores. Com a grande venda do álbum ABBA Gold, o álbum com

maior número de vendas de todos os tempos (mais de quarenta milhões de cópias vendidas), estima-se que, actualmente (2006),

tenha vendido mais de 385 milhões de álbuns do grupo. É considerada a segunda banda mais famosa de todos os tempos, depois dos Beatles.

O nome da banda é um acrônimo formado pelas primeiras letras do nome de cada um dos integrantes (apesar de ser também uma

marca de arenque enlatado que existia na Suécia). De 1973 em diante, o primeiro B no logo da banda passou a ser escrito invertido em todos os materiais promocionais relacionados.


História:

Benny Andersson era membro da banda sueca de pop/rock Hep Stars, muito popular na Suécia durante os anos 1960 - com direito a

um enorme séquito de fãs, especialmente entre as adolescentes. Enquanto isso, Björn Ulvaeus era o líder de uma banda skiffle

chamada Hootenanny Singers. Depois de se cruzarem algumas vezes em estúdios e concertos, Benny e Björn decidiram tentar

compor juntos. Uma das canções compostas, “Isn’t It Easy To Say”, tornou-se um hit para os Hep Stars, fazendo com que Björn

participasse em alguns dos concertos. Chegou a ser sugerido que as duas bandas se fundissem, mas nunca aconteceu.

Stig Anderson, empresário e produtor dos Hootenanny Singers e fundador da Polar Music, acreditou que Benny e Björn teriam um

maior potencial se trabalhassem juntos e encorajou-os a compor mais canções. Foi produzido o álbum Lycka (“Felicidade”), lançado

pela mesma Polar Music.

Agnetha Fältskog era a integrante mais jovem dos ABBA e um fenómeno por si só, tendo composto e interpretado sucessos suecos

ainda na adolescência, além de ter feito o papel de Maria Madalena na montagem local de Jesus Christ Superstar. Compondo,

gravando sucessos e fazendo turnês pela Suécia, inevitavelmente acabaria por se encontrar com os Hootenanny Singers numa das

suas viagens, e apaixonou-se por Björn. O casamento dos dois, em 1971, foi considerado o casamento do ano na Suécia.

Já Anni-Frid Frida Lyngstad era uma cantora que decidiu participar numa competição de talentos, vencendo o torneio. Na época, a

Suécia estava a mudar a direcção do trânsito do lado esquerdo para o direito e foram transmitidos uma série de concertos para que

as pessoas ficassem em casa e não enfrentassem as estradas na noite da mudança. Convidada para se apresentar na TV com sua

canção, a sua carreira musical decolou. Pouco tempo depois, conheceria Benny Andersson e começariam uma relação. Benny

convidou-a para cantar com Agnetha no álbum Lycka (mas as duas cantoras não foram creditadas).

No começo dos anos 1970, apesar de estarem casados, Björn e Agnetha tinham carreiras musicais separadas. Mas Stig era

ambicioso e estava determinado a entrar no mercado internacional, algo a que artistas suecos até então não estavam acostumados.

Em 1972 ele encorajou Björn e Benny a comporem a canção “Say It With A Song”, que conquistou o terceiro lugar no Festival

Eurovisão da Canção na voz de Lena Anderson. O sucesso dessa canção em vários países, porém, convenceu o produtor Stig

Anderson de que estavam no caminho certo.

Björn e Benny continuaram a compor e fizeram algumas experiências com novos tipos de som e arranjos vocais, que chegou a

alcançar algum sucesso no Japão. Uma das canções que eles escreveram foi “People Need Love”, com vocais das mulheres que

agora tinham muito mais destaque do que anteriormente. Todos os envolvidos se entusiasmaram com o novo som e Stig lançou a

canção como um single, creditado a Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid. O disco alcançou a décima-sétima posição nas paradas

suecas, o suficiente para convencer a todos de que eles alcançariam alguma coisa.

No ano seguinte eles decidiram tentar de novo o Festival Eurovisão da Canção, agora com a canção “Ring Ring”. O trabalho no

estúdio foi conduzido por Michael B. Tretow, que experimentou novas técnicas de produção e deu origem a um som totalmente novo

para o ABBA. Stig providenciou que Neil Sedaka e Phil Cody traduzissem a letra para o inglês, e eles estavam confiantes de que

seria um ganhador certeiro - mas, mais uma vez, terceiro lugar. Apesar disso, o pseudo-grupo lançou um álbum chamado Ring Ring,

ainda com a estranha denominação Björn, Benny, Agnetha & Frida. O disco vendeu bem, e o compacto de “Ring Ring” foi um hit em

diversas partes da Europa - mas Stig acreditava que o verdadeiro sucesso só poderia vir com um hit nos Estados Unidos ou na

Inglaterra. Por essa época, Stig - cansado de nomes estranhos - também já havia começado a se referir ao grupo simplesmente

como ABBA.

Em 1974, novamente eles participaram do Festival Eurovisão da Canção - agora inspirados pelo glam rock que crescia na Inglaterra.

“Waterloo” era uma faixa assumidamente glam, produzida por Michael B. Tretow com os mesmos aparatos. Bem mais experientes,

eles agora estavam melhor preparados para o concurso e tinham em mãos um álbum completo (e já lançado) quando o concerto

aconteceu em Brighton, na Inglaterra. A canção fez com que pela primeira vez os britânicos parassem para prestar atenção no grupo.

“Waterloo” foi a primeira canção do ABBA a alcançar o primeiro lugar na Inglaterra (também foi lançada nos Estados Unidos,

chegando à sexta posição). Mas a empolgação do momento não se manteve, e os compactos seguintes “So Long” e “Honey Honey”

não se saíram tão bem. Somente com o lançamento do segundo álbum, ABBA, e o compacto “SOS” o grupo mostraria os primeiros

sinais de que estavam destinados a mais sucesso. “SOS” firmou de vez o ABBA nas paradas inglesas, onde a canção ficou entre as

dez mais - e desvinculou o grupo da imagem de banda de um único sucesso.

Mas o sucesso maior viria em 1975, com praticamente todos compactos entrando nas paradas, situação que ficou ainda melhor

quando “Mamma Mia” chegou ao primeiro lugar na Inglaterra, em janeiro de 1976. Nesse meio tempo, a banda lançou o álbum

Greatest Hits, apesar de só possuir cinco canções entre as quarenta mais tocadas nas paradas da Inglaterra e dos Estados Unidos.

O disco incluía “Fernando” (uma versão anterior havia sido gravada em sueco por Anni-Frid, em 1975, no álbum solo Frida Ensam),

exceto nas versões suecas e australianas da compilação. Na Suécia, a canção teria que esperar até o lançamento de The Singles -

The First Ten Years, em 1982, para surgir cantada em inglês e creditada ao ABBA. Na Austrália, a faixa foi incluída na versão local

do álbum Arrival, de 1976.

O novo álbum, por sinal, representou um novo nível de complexidade e comprometimento tanto nas composições quanto no trabalho

realizado em estúdio pelo ABBA. De Arrival, surgiram vários sucessos, um após o outro, como “Money, Money, Money”, “Knowing

Me, Knowing You” e “Dancing Queen”, o sucesso mais duradouro e conhecido mundialmente. Na época do lançamento, o ABBA já

era extremamente popular na Inglaterra, em boa parte da Europa e também na Austrália (que, de certa maneira, quase adotou o

ABBA), mas ainda era pouco reconhecido e tocado nos Estados Unidos. “Dancing Queen” foi o único sucesso do ABBA a atingir a

primeira posição nas paradas daquele país.

Em 1977, o novo disco ABBA: The Album foi lançado para coincidir com o lançamento de ABBA: The Movie, um registro da turnê

australiana do grupo. O álbum foi recebido pelos críticos um pouco mais friamente, mas mesmo assim deu origem a vários

sucessos, incluindo “The Name Of The Game” e “Take A Chance On Me”, que atingiram o topo das paradas na Inglaterra. The Album

também trazia a conhecida “Thank You For The Music”, que em 1983 seria lançada como compacto na Inglaterra, além de ter sido

lado B de Eagle nos lugares onde esta última foi lançada como compacto.

Em 1978, o ABBA já gozava da fama de super astros. Naquele ano, o grupo lançou um compacto isolado, “Summer Night City”,

contendo a última canção deles a alcançar o primeiro lugar na Suécia. O compacto chegou próximo do topo nas paradas inglesas,

mas deixou o terreno preparado para a jogada disco do ABBA com o lançamento de Voulez-Vous, na primavera de 1979. Este álbum

marcou uma leve diminuição da popularidade do grupo na Inglaterra e na Europa, mas trouxe a eles mais atenção por parte dos

Estados Unidos. Mesmo assim, os sucessos que alcançaram as paradas foram vários, incluindo “Chiquitita”, “Does Your Mother

Know”, “Voulez-Vous” e “I Have A Dream”. Ainda naquele mesmo ano, o grupo lançou uma nova coletânea de sucessos, Greatest

Hits Vol. 2, que trazia uma faixa exclusiva - “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, uma canção do grupo no estilo disco.

Ainda em 1979, o ABBA faria uma turnê pelos Estados Unidos e pelo Canadá, tocando para públicos colossais, com enorme

sucesso - mas talvez um pouco tarde demais.

O lançamento de 1980, Super Trouper, trouxe e apresentou ao público uma grande mudança no estilo do ABBA, com uma presença

maior de sintetizadores e letras mais pessoais. O álbum bateu um recorde na Inglaterra em relação à pré-venda. Mais de um milhão

de cópias haviam sido reservadas antes mesmo do lançamento. A expectativa havia sido originada por “The Winner Takes It All”, o

oitavo número um do grupo na Inglaterra (o primeiro desde 1978). Também ajudou para isso a letra da canção, escrita por Björn e

fortemente inspirada na separação dele e de Agnetha. Pela primeira vez uma canção do ABBA falava de um assunto tão particular e

também apresentava um clima de melancolia tanto na letra quanto na canção.

O compacto seguinte do disco Super Trouper também chegou ao primeiro lugar. Outra faixa do álbum, “Lay All Your Love On Me”, foi

lançada em 1981 como compacto de 12” somente em alguns lugares e, assim como Super Trouper, chegou ao topo das paradas

estado-unidenses. Uma coletânea de sucessos cantada em espanhol foi gravada também nesta época. “Gracias Por La Musica”
inclusive vendeu muito bem na América Latina.
O último álbum de estúdio do ABBA, The Visitors, de 1981, mostrava uma maturidade maior nas composições e também uma
seriedade maior nos temas tratados, apesar da qualidade musical permanecer a mesma. Além da faixa título “The Visitors”, que
citava comunismo na União Soviética, as canções falavam sobre envelhecer, perda da inocência, um pai que observa seu filho
crescer e outros assuntos semelhantes. As melodias e os arranjos ainda eram contagiantes, mas a mudança de estilo se refletiu
numa queda nas vendas. O último compacto de grande sucesso mundial foi “One Of Us”, que explodiu em dezembro de 1981.
Embora a imagem do grupo nessa época fosse a de uma banda em declínio, o ABBA ainda atraia grandes multidões, principalmente
na Europa, e até poderia ter seguido em frente se não fosse a tragédia pessoal da banda. Agora os dois casais estavam divorciados,
situação que se refletia em canções como “The Winner Takes It All” e “One Of Us”.
No verão de 1982 os integrantes da banda se reuniram para gravar um novo álbum, mas acabaram se decidindo pelo lançamento de
um álbum duplo com todos os sucessos. Foram incluídas apenas duas novas canções, “Under Attack” e “The Day Before You
Came”, a última canção gravada em conjunto pelo ABBA.
O disco duplo The Singles: The First Ten Years chegou ao primeiro lugar nas paradas de discos inglesa e também foi um sucesso
mundial. Outras duas faixas foram gravadas no mesmo ano, “I Am The City” e “Just Like That”. Apesar das gravações terem sido
finalizadas, somente “I Am The City” foi lançada comercialmente, em uma coletânea de 1993. E apesar dos insistentes pedidos dos
fãs, Björn e Benny ainda não se decidiram a lançar “Just Like That”.
À medida em que os integrantes começaram a buscar novos projetos, o grupo foi gradualmente se afastando definitivamente. Benny e Björn colaboraram com Tim Rice na composição do musical Chess. Agnetha e Frida partiram para carreiras-solo.
Frida casou-se em 1992 com o príncipe da Suíça Ruzzo Reuss, que morreu de câncer em 1999. Mora na Suíça, e em 2004 gravou um compacto com Jon Lord chamado “The Sun Will Shine Again”. Agnetha casou-se com um cirurgião sueco em 1990, mas a união durou apenas dois anos. Atualmente mora em uma ilha em Estocolmo. Em 2004 lançou o novo álbum My Coloring Book. Björn
casou-se com Lena Kallersjö em 1981, e com ela teve duas filhas: Ana e Emma. Atualmente trabalha com Benny no musical Mamma Mia! e mora em Londres. Benny é casado com Mona, e com ela teve Ludvig. Também mora em Londres.
Em 2000 o grupo recebeu uma proposta de um bilhão de dólares para reunir-se novamente. Björn em uma entrevista declarou que eles não voltariam nem que o valor fosse dobrado. Ele acha que os fãs ficariam decepcionados com uma volta do ABBA. Diz que “Nós amadurecemos, temos vidas diferentes e tornamo-nos grandes amigos”. Em finais de outubro de 2005, durante a comemoração do 50º Festival Eurovisão da Canção, realizada em Copenhague, Dinamarca, a canção “Waterloo” foi considerada a melhor de todas pelos espectadores europeus, entre mais de mil canções. Além disso, a cantora pop Madonna sampleou Gimme! Gimme! Gimme! no primeiro single do seu disco Confessions on a Dance Floor, Hung Up, em novembro do mesmo ano.
Em 2008 é lançado “Mamma Mia!”, filme estrelado por Meryl Streep, com Pierce Brosnan e Amanda Seyfried, entre outros artistas talentosos. O filme é um musical que narra a história de Sophie (Amanda Seyfried) que está prestes a se casar e não sabe ainda quem é seu pai. O filme conta com músicas do ABBA, do começo ao fim, ótimo para relembrar os bons tempos.

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