sábado, 6 de novembro de 2010
"SWEET"
O Sweet foi uma das principais bandas do glam rock britânico do início dos anos 70. Fazendo uma mistura de melodias fáceis e ricas harmonias vocais com guitarras sujas, o Sweet se destacou por soar heavy, ser rock e parecer pop. A banda inicialmente juntava influências do bubblegum pop dos anos 60 com o rock mais agressivo de bandas como The Who. Essa fusão entre hard rock e pop seria a marca registrada da banda, e modelava o glam metal da década seguinte.
Embora nunca tenha feito muito sucesso nos EUA, o Sweet era bastante popular na Europa e reconhecido por ter influenciado as bandas de glam metal e new wave dos anos 80, bandas pop-rock dos anos 90, além de ter influenciado de alguma forma as bandas punk rock da safra de 1977 e o NWOBHM.
As raízes do Sweet se estendem desde 1966, quando o vocalista Brian Connolly e o baterista Mick Tucker tocavam juntos numa banda amadora chamada Wainwright’s Gentlemen. Em poucos anos, eles saíram da Gentlemen e formaram sua própria banda, o Sweetshop, com o guitarrista Frank Torpey e o baixista Steve Priest. Não demorou muito e a banda conquistou o circuito pub, e ganharam um contrato com a gravadora Fontana. Após o single mal-sucedido “Slow Motion” (já lançado pelo nome The Sweet), de julho de 1968, a gravadora quebra o contrato e Frank Torpey deixa a banda. Em 1969, o guitarrista Mick Stewart entra na banda e após alguns singles falhos em 1969 e 1970 pela gravadora Parlophone, Stewart deixa a banda. Stewart é substituido pelo guitarrista Andy Scott, ex-membro das bandas Scaffold, Mayfield’s Mule, e Elastic Band, com maior experiência profissional. O quarteto assinou contrato com a RCA Records, que os uniu com a dupla de empresários Nicky Chinn e Mike Chapman, mais tarde conhecida pelas composições bubblegum. No ano seguinte, o Sweet junto com a dupla Chinn e Chapman, estouram com seu primeiro hit bubblegum “Funny Funny” e, logo em seguida, com os hits “Co-Co”, “Little Willy”, “Poppa Joe”, e “Wig-Wam Bam”.
Apesar do sucesso, a banda não estava contente com a direção bubblegum e propuseram que lançassem singles mais pesados. Então, Chinn e seu parceiro Chapman criaram o clássico “Blockbuster”, que logo chegou ao #1 da parada inglesa. Todos os próximos singles deles, “Hell Raiser,” “Ballroom Blitz,” “The Six Teens” e “Teenage Rampage”, considerados hinos do glam rock, alcançaram o Top 10 na Inglaterra, sendo “Ballroom Blitz” a música que mais permaneceu no Top 10 britânico em 1973, além de alcançar o #5 nas paradas americanas em 1975.
Determinados a tomar o controle total de suas músicas, o Sweet dispensou Chinn e Chapman em 1974 e começou a compor suas próprias canções, então lançaram o LP Sweet Fanny Adams, que entrou para Top 30 da Inglaterra. O álbum com rock mais pesado Desolation Boulevard estourou com o hit “Fox on the Run”, que alcançou a segunda posição nas paradas inglesas e a décima nos EUA. Os próximos álbuns, com influências de bandas como Deep Purple, tiveram singles menos orientados e aos poucos a banda se distanciava do estilo glam rock de seus trabalhos anteriores; como resultado, a base de fãs da banda mudou de adolescentes instáveis para um público adulto.
Em 1979, após contínuos atritos com os outros membros da banda devido a seu alcoolismo, o vocalista Brian Connolly deixou a banda. A banda seguiu como um trio e os membros remanescentes revezavam nos vocais. O grupo não tinha mais a popularidade do passado e, após três albuns, em 1982 a banda se separou.
Ao decorrer dos anos 80, houveram algumas tentativas de reunião envolvendo alguns integrantes originais e outros novos. A reunião mais notável aconteceu em 1986, com o ex-vocalista do More, Mario Day, no vocal da banda.
Em 1992, houve um retorno do interesse pelo Sweet, quando a música “Ballroom Blitz” apareceu na trilha sonora de Wayne’s World (O Mundo de Wayne) e também pelo fato de bandas pop de sucesso, como por exemplo o Material Issue, ter citado o Sweet como influência.
Infelizmente o líder da banda Brian Connolly estava sofrendo de uma doença muscular degenerativa e sua versão remodelada da banda Sweet, batizda de Brian Connolly’s Sweet durou apenas alguns anos antes dele ficar totalmente debilitado. Em 1997, Connolly faleceu vítima de problemas no fígado, mas o guitarrista Andy Scott continuou com uma nova banda, chamada Andy Scott’s Sweet, que virou uma atração popular nos eventos municipais e nos parques britânicos.
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